Pessoal


Como estou me tornando organizada

São várias as fases ...
Eu fui uma criança bagunceira, meu pai brigava muito comigo, na verdade apanhei bastante...chato né? Ainda hoje, isso me deixa triste, acredito que podia ter sido diferente. Ninguém jamais me ensinou a ser organizada e, na adolescência, às vezes meu quarto ficava como um apinhado de roupas e sapatos amassados e desarrumados, quando ia receber algum colega entulhava tudo dentro do guarda-roupas, meu irmão olhava e dizia “se abrir a porta será um vexame!’’ Entretanto, essa não era a regra, tinha uma parte que eu gostava de ter em ordem - os livros, trabalhos e coisas relacionadas a escola. Mesmo deixando em alguns momentos o meu espaço desse jeito confuso, na maior parte do tempo gostava de limpar e organizar os esmaltes, maquiagem(amo) e acessórios.

Foto encontrada da Internet

Na juventude vivi uma fase bem displicente. Nessa época, minha mãe fechava a porta do meu quarto quando recebia visita, porque na verdade ela nem entrava lá - era minha responsabilidade - nossa que fardo! Foi mais ou menos nesse período que apesar de outros problemas relacionados a idade me percebi responsável pelas minhas coisas, como era muito cobrada queria tirar a atenção de mim, meu pai me impunha incumbências e eu tinha que cumprir, foi bom, pois dessa maneira desenvolvi um senso de organização e comprometimento comigo e, com a minha vida. 
A coisa começou a pegar mesmo quando eu comecei a trabalhar, foi terrível – era um  Deus nos acuda, rsrsrs – como ter roupa lavada e passada, sapatos limpos, bolsas em ordem, cintos, maquiagem, enfim era o inferno em chamas na hora de me arrumar, porque apesar de ser mais ou menos organizada, esse mais não era o suficiente.

Eu percebi que, se não me organizasse, não conseguiria durar em emprego nenhum. Durante o primeiro ano, me dediquei  bastante e, no ano seguinte, quando pensei que estava tudo bem, relaxei com os horários, deixava tudo para cima da hora, não conseguia agendar e cumprir, não anotava as pendências dos clientes, já tinha meu método pessoal de enrolação, aí caí do cavalo. Parecia o verdadeiro efeito dominó, foi ruim passar por essa experiência, tinha perdido a credibilidade com meus diretores, eles não aceitavam mais as desculpas esfarrapadas que eu dava. Só ter uma boa caligrafia, me vestir bem, e apresentar uma agenda atualizada, não bastava, o mundo corporativo vive de resultados, e quem não tem um método de se organizar coerente, não sobrevive.
Você sabe que já na fase adulta cheguei a desistir de uma faculdade porque não me organizei para aprontar os trabalhos, chegar na hora, estudar para as provas, e financeiramente também? É difícil se organizar quando você não tem nenhum método definido ou mesmo tanta motivação para tal.
Em 1995, no início do meu namoro com meu marido, ainda  trabalhando na mesma empresa onde comecei, mas não pude aproveitar as oportunidades de crescimento profissional por falta de organização pessoal, eu resolvi abrir meu próprio negócio. Mesmo sem saber muito bem o que iria dar. Na verdade não tinha qualquer pretensão, eu só queria trabalhar para mim. Nessa fase não foi tão complicado porque só trabalhávamos eu e ele e era um comércio varejista, comprávamos, vendíamos e gastávamos. Dois anos depois, resolvemos abrir uma empresa de prestação de serviços, foi onde realmente eu precisei não somente ter anotações clara a respeito do negócio, mas nitidamente desenvolver um modelo de organização que surtisse efeito literal, se não fosse assim, jamais cresceríamos, quase perdemos o nosso projeto: não bastava somar e subtrair, se é que me entende. Era mais que necessário desenvolver um plano de organização para tudo, era um bebê sem planejamento. Nessa fase estávamos recém casados, outro pepino!
Eu costumo dizer que a organização me mordeu. Eu estou vivendo esse surto e fico contente com os resultados, porque apesar de a empolgação ser boa, não dá para enlouquecer. E eu quase enlouqueci, muitas vezes. Eu estava tão obcecada pelo dever de organizar tudo que, vivia perdida em um mar de pastas, gastava dinheiro com tudo relacionado a organização, todavia, nada surtia efeito prolongado, porque não eram os utensílios e, sim a mente que precisava de organização. Tive um despertar anos depois, após ler um artigo da Thais Godinho onde falava sobre simplificar a vida.
Aquilo caiu de paraquedas no meu momento e eu vi notoriamente que era inevitável simplificar todo o processo. Afinal, de que serviam tantas pastas e mais caixas, e mais outras infinidades de planilhas se elas se tornavam mais tralha na minha vida e despesa no meu bolso?
Me desfiz de algumas coisas que julguei desnecessárias. Apesar de não ser consumista ao extremo, gostava de comprar. Eu não mudei radicalmente e nem da noite para o dia, está sendo paulatinamente e também não recomendo a ninguém uma mudança drástica. Estou descobrindo o equilíbrio.

Hoje, eu conceituo meu nível de organização bem próximo do que eu considero ideal: sei o que precisa ser feito, faço na medida do possível, outras ainda estão em preparo, mas sem neurose. 
                            


Escrito por Simone Hélen Cata Preta














Relacinamento com o dinheiro


quinta-feira, 8 de maio de 2014

A sua vida financeira atualmente, está te deixando feliz?


Estou habituada escutar e ler com frequência algumas pessoas lamentar por viver uma vida medíocre, financeiramente falando, muitos com bons salários, empregos promissores e outros empreendedores.
Sofrendo a falta de paz com suas finanças? Eu sei bem como é árduo o processo de mudança. Entretanto, tudo está no campo do querer.
Tirado da internet
Você procura um nutricionista quando está precisando emagrecer, contudo não quer seguir as regras que ele te passa. Para ter uma vida com mais saúde e menos kg na balança, terá que evitar as guloseimas, as frituras, etc. É trabalhoso? Sim, com certeza! Mudança de hábitos, verdadeiramente é penoso. Qualquer comportamento que precise ser alterado, no começo vai dar trabalho. Exclusivamente no início, depois esse que parece ser impossível transforma-se, e então vira um novo e saudável hábito.
Do que vale gastar seu dinheiro com  um Personal Trainer para fazer o projeto Barriga tanquinho, se você não organizar a sua vida para encaixar as aulas, os horários de se exercitar. Experimente fazer isso por um único mês. Nitidamente será fatigante levantar cedo no inverno, abandonar a cama quentinha e ir correr na academia, ou na praia? Oh e como, especialmente no começo. No entanto depois que você vencer os primeiros 21 dias, os desejos iniciais, tudo ficará mais simples, e te digo mais, terá prazer. A cada triunfo que você tiver em relação a preguiça e a dúvida, mais forte se sentirá e mais confiante.
Enfim, de nada adianta custear um plano de consultoria financeira se você não está decidido a fazer o que for preciso fazer, nem tão pouco comunicar a todos que precisa de ajuda, pedir sugestões a amigos, comprar software de gestão financeira, resolver anotar tudo na agenda, no papel do pão, e depois guardar na gaveta, só pagar por consultoria e outros não fará de você um excelente administrador financeiro, veja que pode ser uma empresa, também. Seja aonde quer que estivermos, levaremos conosco os nossos comportamentos. O resultado positivo será consequência das ações que você tiver. Você precisa estar comprometido e determinado a fazer a metamorfose acontecer na sua vida.
Precisará abdicar de velhos costumes? Claro. Terá que impor limites? Também. E  aguentar certas tentações? Demais. Vai ter que repetir muitas vezes as mesmas ações, até que enfim, aprenda como proceder? Sim, ah vai!

A sua vida financeira atualmente, está te deixando feliz?
Então, pare e  pense com carinho... Vale ou não vale o sacrifício de suportar os obstáculos iniciais para depois  desfrutar de uma vida equilibrada, segura e de bonança financeira?

Eu atesto para você que estar de bem com seu orçamento é formidável, isso não quer dizer 2/ 3 carros na garagem, inúmeros imóveis, ou apartamentos na orla de Copacabana (RJ - Brasil), quer dizer: ‘’não ter falta dê’’, esse DÊ pode ser até mesmo o dinheiro da escola do seu filho, o seu plano de aposentadoria, o valor da passagem da van, uma pizza com amigos, um simples cinema de R$ 18,00, um bolo de cenoura no seu aniversário, é simples né? É, mais tem muita gente com bolsa importada e roupa de grife que não tem sequer R$ 0,25 para o pãozinho de manhã, em suma auto avalie-se e reveja como você tem se relacionado com o dinheiro. Considere sua educação financeira e aplique 20 minutos do seu dia para se capacitar e ficar mais preparado para atingir suas metas financeiras.
Qual mudança você deseja para suas finanças? Dê o primeiro passo agora e sua trajetória terá se iniciado.
                                     



Escrito por Simone Hélen Cata Preta
Inspirado no post de Maiara Xavier
quinta-feira, 8 de maio de 2014

"Meu Diário..."

O belo ato de escrever meu dia!

Quem nunca ouviu essa frase?

Tirado internet

Escrever um diário é um costume tão antigo que não se sabe exatamente quando ou por que alguém resolveu passar seu dia-a-dia para o papel. Seja um contrabandista  ou uma ingênua adolescente, manter diários é um hábito que não depende de sexo ou idade, apenas da vontade ou conveniência de registrar o que ocorre todos os dias.
E eles não servem exclusivamente  para contar o cotidiano. Eles são excelentes para desabafar  segredos e histórias que não se queira dividir com outras pessoas. Essa também é uma ótima forma de deixar a mente mais aliviada!
Diários são amigos com quem se pode partilhar a carga do comprometimento por algum tipo de informação.
Algumas pessoas imaginam que ter um diário é algo do passado, que com o modismo dos blogs e da tecnologia não há mais motivo para redigir o que se passou no seu dia, entretanto posso certificar que mantê-lo pode ser muito proveitoso.
O ato de você reservar um momento para revisar o seu dia e descrever as coisas mais marcantes é maravilhoso para apontar possíveis falhas que ocorreram no seu dia; fazer aquele esclarecimento necessário num novo negócio; observar o andamento dos seus estudos, etc.
Até pouco tempo atrás eu, apesar de gostar de relatar no papel os meus acontecimentos, não o fazia com regularidade. Tinha também o péssimo hábito de revisar e anotar os meus sentimentos e atos na agenda, ou no caderno que uso para trabalhar, que é onde anoto tudo. Essa ideia é horrível,  fica tudo  bagunçado, e sem contar a dificuldade para organizar todas as escritas para na verdade me auto avaliar, enfim poder fazer um link dos acontecimentos com os sentimentos e de fato corrigi-los, ou até mesmo para ter um escrito da minha vida.


Os meus diários da adolescência e juventude me desfiz, e hoje tenho poucas coisas guardadas.
Jamais comprometa pessoas nos seus escritos, fale mais de você.

A empresa www.gilone.com.br deseja a você boa tarde!

Abril acabou!!!

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O mês de abril passou muito rápido para você?
Uns dizem que sim, entretanto, só em iniciar a minha retrospectiva já percebo que passei por tantos acontecimentos que, no final das contas, a impressão é que ele durou mais do que 30 dias. Com isso, resumo que o tempo verdadeiramente tem um conceito relativo.
É entendimento geral que falar em sonhos, ficou banal, contudo, foi  pensando assim que passei um longo período da minha vida ligada no piloto automático, sem tomar decisões, ancorada em uma realidade, que não me agradava. Em certos momentos, pensava onde eu tinha deixado escapar a vontade de viver, por várias vezes me indaguei de como faria para voltar a sorrir, para ter de volta a esperança.
Esse foi um período pós doença, tinha tido uma doença psicossomática em um período anterior. Quando fiquei melhor, não tinha esperança em mais nada, perdi o desejo de conquistar, de crescer a empresa, de estudar, enfim de me encontrar em meio aos destroços. Parecia que havia me tornado alguém sem vida, qualquer coisa bastava.



Foram longos meses, que se tornaram anos acreditando que o tempo estava voando, entretanto qual a devida importância eu estava dando aos meus dias, aos acontecimentos, as datas comemorativas? Não planejava mais nada, não fazia nada, apenas acordava e dormia em meio aos problemas, aceitando que aquela era minha vida, por isso acreditava que os meses voavam.
Hoje, tudo mudou, as folhas caíram, eu me recolhi, descansei em um inverno, quando chegou uma Primavera eu voltei a florescer, quase sem perceber a vida foi voltando. Estou sendo reconstruída aos poucos, as vezes me pego escorregando em velhos hábitos, cuja nova vida que levo, condena.
Em um dos últimos dias de Abril, eu estava em casa, bastante chateada, quando resolvi me auto avaliar e vi que vinha cumprindo todo o ritual que descrevi honestamente para minha vida. E pensei: “eu digo todos os dias para as pessoas palavras de motivação, de animo, acredito verdadeiramente no que falo, ‘’então como posso estar me sentindo desse jeito?”. Naquele momento, eu decidi que mudaria aquela situação. Os fatores externos não podem ditar quando ficar feliz ou infeliz – só a minha mente, então meditei:
 ‘’Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.’’ Bíblia Sagrada
Hoje, identifico cada experiência que vivo e agradeço por ela, seja boa ou ruim, pelo aprendizado que me trouxe.

Que venha Maio, esse mês é especial é o meu aniversário – passei longos anos sem comemorar – agora faço questão de agradecer do 1º ao último dia, que é quando nasci. Afinal, daqui pouco já é inverno, a estação onde ficamos mais cheirosos e bem vestidos, amo o frio!!! 

Inspirado no Post Thais Godinho





Coisa nova no forno!

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Estou vivendo dias cruciais!!! Muita informação, muita coisa para fazer, organizar a mente para colocar cada coisa no seu devido lugar, primeiro por dentro. Essa parece ser uma tarefa fácil, mas não é. Porque depois de ter decidido o que fazer vem outras tantas coisas mil acompanhando o propósito, preciso traçar estratégias, acompanhá-las de perto, verificar dia-a-dia o andamento para não me perder.

No meu trabalho como empreendedora acumulo funções, veja: administro o escritório; o financeiro e o comercial, eu preciso me auto motivar todos os dias, e hoje é um daqueles dias que a hora passa e nada e nada, parece que não vai acontecer.

Tenho na área comercial dois colaboradores que fazem as vendas, ligam, visitam, fazem orçamento. Já no financeiro sou eu quem faço tudo e na administração geral tenho uma colaboradora. Porém, quem empreende sabe que não é só  ter vendedores ou auxiliares, nós geramos e carregamos dentro de nós  o tempo todo, acompanhando, estimulando, vendo as  ações certas, enfim são muitos detalhes que não nos permite simplesmente entregar e mais nada. 

Como empreendedora enfrento diversas dificuldades, mas nada comparado a falta de pessoal, todos chegam aqui para aprender ou para se aposentar, e isso não quer dizer que não sejam bons, simplesmente que leva um pouco mais de tempo, e às vezes quando vou colher eles estão de partida. Venho atravessando anos assim, buscando acertar, mas errando muito também na avidez de ajustar. Sou comprometida com o resultado, para tanto me dedico a entender, busco conhecimento, ajusto os meus próprios ponteiros tentando encontrar soluções para continuar crescendo. Veja algumas mudanças que fiz e estão trazendo resultado positivo:

  1. Admito todos pela CLT, acabei com temporários. Eita coisa boa, parece que não, mas é! 
  2. Trabalho lado a lado acompanhando os resultados, porém, respeitando a ação criativa de cada um;
  3. Deixei de ser cobradora e passei a ser exigente, você sabe qual a diferença?
  4. Evito conflito direto com um colaborador, passo as regras e  supervisiono os resultados;
  5. Contratei uma agência para cuidar da publicidade, estratégias e afins. Antes isso me tomava muito tempo, é claro que acompanho, dou minhas sugestões e digo o que preciso, mas são eles que fazem;
  6. Tenho um excelente contador, que descanso!!!
  7. Estudo bastante, busco conhecimento;
  8. Participo de grupos de empreendedores, encontros, falo sobre as dificuldades e sobre os acertos também;
  9. Organizo todas as ações da empresa de forma a não me sobrecarregar;
  10. Tenho hora para abrir e para fechar, mesmo que seja para ficar pensando deitada no sofá, eu desligo tudo e fecho.

Essas são algumas atitudes benéficas na minha empresa, antes tinha inúmeros problemas trabalhistas com os funcionários que só tinham suas carteiras assinada após 3/4 meses trabalhando aqui, veja eles ganhavam pelo tempo sem carteira e depois recorriam a justiça e eu tinha que pagar novamente, que tola; no comercial eu cobrava valores, perturbava e não obtinha resultados, por quê? Porque simplesmente eu não sabia falar; Hoje, jamais tento mudar o outro, na entrevista já vejo se ele se encaixa ao perfil da empresa caso não, nem contrato.

Antes de contratar a  agência, eu não pudia imaginar o quanto isso seria bom em vários sentidos, tenho trabalhos profissionais, com prazo para sair do forno, tenho ações de marketing, planejamento, isso valeu a pena. E, a contabilidade? NOSSA!!! está nas mãos de quem tem comprometimento com o que faz,  contratei um escritório que me dá descanso, eu não preciso pensar em nada, sabe o que é nada? Tudo vem pronto no dia certo, na hora certa, tudo que precisava, é óbvio que tudo nessa vida tem um preço.
Buscar conhecimento é um quesito fundamental, ter as coisas bem esclarecidas na mente, um mapa mental definido dos negócios, inovar, mudar, manter-se firme acreditando no negócio, agindo com paixão pelo que faz.  
Já estou motivada, viu!!!


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''Com algumas adaptações, trabalhar em casa pode ser uma boa alternativa ao escritório convencional:
Ficar mais perto da família, ter horários flexíveis e maior equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Muitos são os fatores que levam as pessoas a trabalhar em casa. Acrescente ainda o fato de que, muitas vezes, o investimento para tocar um negócio da própria casa é menor.''


Em 1998, quando iniciamos as atividades da Gilone Limpeza de Estofados Carpetes e Persianas trabalhar em casa era a única alternativa, pois não tínhamos grana, e nem imaginávamos o que aconteceria no futuro, pois, não havíamos feito plano de negócios, estudado nada a respeito, surgiu do nada entre uma conversa e outra com um conhecido. Eu tinha muito medo, achava que em menos de 1 ano lavaríamos todos os sofás do Rio de Janeiro e aí o que seria de nós? Nossa quanta ingenuidade!!!

E, ao contrário do quê imaginei o negócio prosperou,  amadurecemos e a garagem que adaptamos como escritório se tornou pequena, passamos para um cômodo maior da casa que logo não tinha mais condições de dividir entre escritório e sala, pois os funcionários tiravam nossa privacidade, na verdade nem tínhamos mais o quarto. Tudo foi crescendo sem muito planejamento, tentávamos  nos organizar na medida do possível, eu sempre tive o bom hábito da organização, mas parecia que não dava, ainda sem contar o fato que alguns serviços são trazidos para limpeza aqui.

Foi nesse momento de crise entre casa, escritório, funcionário, problemas com falta de espaço  que decidimos alugar um local somente para trabalharmos, um escritório convencional que logo teve que ser trocado por outro local com espaço para a execução de alguns serviços.


Nos primeiros meses era um sonho, porém havíamos deixado de planejar novamente e em poucos anos tudo se tornou um caos. Nossa casa estava jogada, o cachorro ficava dias sem a nossa presença, só chegávamos tarde e cansados, os gastos para manter a empresa enquanto tínhamos uma casa abandonada era alto e passou a não valer mais a pena. 

Eu adoeci, fiquei praticamente 7 meses sem administrar o negócio, nessa época uma onda de insucessos nos abateu, até que aos poucos me reestabeleci com a certeza de que a única coisa que não queria era deixar de viver.


Foi então, que conversando com o meu pai explicando a ele que estava exausta de sair cedo, comer fora, me alimentar mau, não ter tempo para nada, gastar roupas e sapatos, e ficar com a mente cansada sem condições de nada, ele me disse: “Volta com tudo para casa, agora você pode organizar o espaço que não é tão pequeno assim...’’ foi a melhor coisa que já tinha ouvido nos últimos tempos, parecia que uma onda de calmaria tinha chegado, senti alívio em meu coração, porque na verdade a palavra ORGULHO me acompanhava junto da palavra PRECONCEITO, pois eu continuava acreditando que trabalhar em casa denomina-se fundo de quintal no sentido pejorativo. Conversei com meu marido e falei a ideia que meu pai tinha dado, ele recebeu com o coração aberto e voltamos para casa com a certeza de que aqui é o melhor lugar em todos os sentidos, acabamos com o preconceito e estamos felizes!

Hoje 3 anos depois da volta, planejo, administro, organizo, faço planejamento estratégico da empresa, tenho hora para abrir, para fechar, para almoçar, lanchar, desmembramos a nossa casa do espaço reservado para empresa, não pagamos aluguel, nem taxas absurdas, condomínio, obras de melhoria no imóvel dos outros.



Hoje sou uma defensora de carteirinha do Home Office, nesse período conhecemos várias pessoas que fizeram o mesmo que nós e que também estão felizes!!!
É claro que cada um tem sua necessidade, hoje da forma que estamos está funcionando bem.

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